segunda-feira, 29 de março de 2021

JOÃO FAGUNDES DE MENEZES

 


 

João Fagundes de Menezes (Macau-RN, 28 de janeiro de 1918 – Rio de Janeiro-RJ, 08 de fevereiro de 2000) foi um contista, poeta, jornalista e advogado brasileiro.

 Filho de José Felipe de Menezes Sobrinho e Maria da Conceição Fagundes de Menezes, Fagundes de Menezes passou a infância em Macau-RN,  onde cursou o Primário. Mudou para o Recife onde fez os cursos ginasial e pré-jurídico. No Recife fez os três primeiros anos da Faculdade de Direito, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro onde se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais na então Faculdade Nacional de Direito (hoje Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de janeiro) em 1946.

Voltou novamente para o  RECIFE , passando a ensinar em colégios, a exercer o jornalismo e a advocacia. Casou em 1º de dezembro de 1947 e teve um filho, Jenner, e três filhas, Ana Cristina, Eleonora e Isadora, que lhe deram dez netos. Em 1950 foi morar, em definitivo, no Rio de janeiro.

 

Como escritor, Fagundes de Menezes distingue-se, principalmente, como contista, sendo considerado dos melhores que o Rio Grande do Norte já produziu.

Apesar de ter deixado o Rio Grande do Norte ainda muito novo, a terra potiguar está fortemente presente em sua obra, sendo que o tema central dos seus contos, em sua maioria, é o mar. Mesmo morando no Rio de Janeiro, veio, por diversas vezes, prestigiar a vida literária do Rio Grande do Norte, tendo dois de seus livros editados em Natal.

 

Passou a infância em Macau-RN, onde cursou o Primário. Mudou para o Recife onde fez os cursos ginasial e pré-jurídico. No Recife fez os três primeiros anos da Faculdade de Direito, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro onde se bacharelou em Ciências Jurídicas e Sociais na então Faculdade Nacional de Direito (hoje Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de janeiro) em 1946.

 

Voltou novamente para o Recife, passando a ensinar em colégios, a exercer o jornalismo e a advocacia.

OBRAS

·         Nietzsche e a Mística do Super-Homem (Ensaio) – Caderno Acadêmico, Rio de janeiro - 1942.

·         O Vale dos Cataventos (Contos) – Editora Antunes - 1960.

·         Os Enteados de Deus (Novela e contos) – Editora Livraria Gol Ltda – 1969.

·         O Vagonauta (Poesia) – Editora Rio de Janeiro – 1969.

·         Território Livre (Crônicas, artigos e reportagens) - Editora Livraria São José - 1975.

·         Cárcere das Águas (Contos) – Editora Cátedra - 1983.

·         A Dissipação da Aurora (Crônicas) – Editora Presença – 1984.

·         Dois Discursos em Natal – Editora Fundação José Augusto – 1984.

·         Aurora Trucidada (Poesia) – Editora Clima – 1985.

·         As Árvores Cantantes (Conto de literatura infantil) – Editora Arco-da-Velha – 1987.

·         Memórias do Longo Caminhar (Poema) – Editora Clima – 1990.

·         Jornalismo e Literatura – Editora Razão Cultural – 1997.

·         Cânticos de Amor Inesperado (Poesia) – Editora Razão Cultural – 1998.

 

BIOGRAFIA EXTRAÍDA DE: WIKIPEDIA.


Um comentário:

  1. TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTAR PRESENTE NA CONSTRUÇÃO DE UM DOS SEUS MELHORES POEMAS, QUE SE CHAMA CANTO DE AMOR A CONSEVATÓRIA, UMA CIDADE NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO NO MUNICÍPIO DE VALENÇA. O QUE ME CAUSOU AINDA MAIS ADIMIRAÇÃO FOI O TEMPO QUE ELE LEVOU PARA ELABORAR ESSE PRIMOR DE OBRA LITERÁRIA, DEPOIS DE FAZERMOS UMA ODISSÉIA SERESTEIRA NA MADRUAGADA INDO DORMIR ÀS DUAS HORAS DA MANHÃ, ÀS SETE HORAS OU SEJA, CINCO HORAS DEPOIS, AINDA DE MADRUGADA, O POEMA SAIU PRONTINHO COM TODO ENCANTO E EXPLENDOR CONTIDO NO PEITO DOS ADIMIRADORES DO AMOR E DA LITERATURA.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Arquivo do blog

JOÃO FAGUNDES DE MENEZES

    João Fagundes de Menezes (Macau-RN, 28 de janeiro de 1918 – Rio de Janeiro-RJ, 08 de fevereiro de 2000) foi um contista, poeta, jorn...